quinta-feira, 2 de junho de 2011

Gincana de Genética, questão 3.

Fichamento 4;>
ANTUNES, F. C. M. & ANTUNES, A. C. B;(3p. 12ref. 4f.) Rev. Stright Wire Bras.Cod. E01.9.9 - 0496 - 3 B-7970.A FORMA DO ARCO METÁLICO ORTODÔNTICO

O arco metálico é confeccionado pelo especialista e amarrado dentro do slot dos braquetes com elásticos ou fio de amarrilho. O conhecimento e habilidade manual do ortodontista são fundamentais para determinar a forma do arco. Isto porque o arco, mesmo que deformado quando amarrado dentro do slot do braquete, vai voltar a sua forma original e assim trazer o dente junto.
há limitações para os movimentos ortodônticos, uma vez que as arcadas exibem tanto a forma como as dimensões, constantemente "policiadas" pela presença dos tecidos vizinhos, estejam estes em repouso ou funcionalmente ativos. Essas limitações, quando se considera a técnica de contorneamento do arco ortodôntico, podem referir-se praticamente às dimensões longitudinais e transversais das arcadas. Em conseqüência, um dos recursos adotados clinicamente é o emprego dos diagramas de contorneamento. Têm havido várias proposições de diagramas que o leitor poderá encontrar na literatura ortodôntica.
ao concluir que as arcadas dentárias exibiam geneticamente uma potencialidade para a simetria, porém, passível de alteração por influência do meio ambiente, inaugurou o conhecimento clínico que hoje temos, e que identifica a "assimetria" como uma característica comum das arcadas. Apesar disso, parece-me ser de adoção generalizada, a construção dos arcos ortodônticos de forma ri- gidamente simétrica, uma vez que os erros decorrentes desta conduta são menores do que se fossem obedecidas as irregularidades de forma, presentes nas maloclusões. Esta conclusão, evidentemente, nos leva à adoção dos diagramas individuais dos arcos ortodônticos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário