MARTINS, J. C. R. et al. (7p. 10ref. 6f.) Odont. Clín. / APCD Araraquara
Cod. B04.6.2 - 1296 - 2 D-7998.ORTODONTIA OU ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES?
O Ortodontista se preocupa basicamente com a posição dentária principalmente em adultos e adolescentes. Portanto é aquele profissional que pede para aguardar a troca dos dentes de leite por dentes permanentes para iniciar o tratamento, geralmente o tratamento é feito com aparelho fixo. Quando trata de crianças não se preocupa em tratar as funções (mastigação, língua, deglutição) como o Ortopedista, por exemplo.
A Ortopedista Funcional dos Maxilares apresentam como foco principal do seu tratamento a função de toda a boca, ou seja, se a criança respira, mastiga e engole bem . Avalia sua musculatura, dentes e ossos para que estejam em boas condições para exercer tais funções.
Acreditam que devam remover as interferências que estão iniciando a má-oclusão e o mau desenvolvimento da face. Por isso essa especialidade inicia seu tratamento através da conscientização à partir dos 04 anos de idade.
Há tanta divergência de filosofias que a partir do ano de 2002 essas especialidades se separaram e para ser Ortodontista e Ortopedista Funcional dos Maxilares hoje, tem que fazer duas especializações.
O ideal é ser Ortopedista Funcional dos Maxilares e Ortodontista para poder fazer um tratamento completo, visando a posição dentária, osso e principalmente a parte funcional, deixando em equilíbrio também a musculatura da face, da boca, da língua e das articulações (ATM).
Nenhum comentário:
Postar um comentário