quinta-feira, 2 de junho de 2011

Gincana de Genética, questão 3.

Fichamento 9;>

ALMEIDA, G. P. (7p. 32ref. 12f.) Odont.: Ens. Pesq. / IEPC
Cod. D32.2.2 - 0697 - 3 D-8040.ORTOPEDIA FUNCIONAL DOS MAXILARES NA DENTIÇÃO DECÍDUA.


 É possível atuar sobre a maloclusão ainda na dentição decídua, simplificando a forma de abordagem e promovendo equilíbrio funcional e estético, o que favorece o prognóstico do paciente.
A maloclusão é considerada pela Organização Mundial da Saúde o terceiro problema odontológico de saúde pública. Por isso cabe ao cirurgião- dentista diagnosticar e intervir o mais precocemente possível, prevenindo o estabelecimento de alterações mais graves no sistema estomatognático em desenvolvimento.
Em fase de dentição decídua possuem algum tipo de maloclusão que, se não tratadas em idade precoce, poderão originar distrofias de base óssea, com alterações ortopédicas ou estruturais, musculares e nervosas, que poderão se perpetuar nas fases seguintes, avançando para os períodos de dentição mista e permanente. Porém, se diagnóstico e tratamento são efetivados precocemente, as alterações de base óssea e outros problemas decorrentes serão evitados. A opção pelo tratamento precoce utiliza variáveis biológicas inerentes a esta faixa etária, proporcionando resultados favoráveis, seguros e rápidos. Desta forma, é possível buscar uma terapêutica que visa a correção de todo o conjunto dos elementos constituintes da oclusão e estética facial e não apenas dos dentes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário